Os alunos da Escola Municipal Íris de Almeida, no bairro de Monte Castelo viveram uma verdadeira tarde literária nesta segunda-feira (25), em comemoração aos 10 anos da biblioteca da escola, que leva o nome do livreiro e fundador da Cortez Editora, José Xavier Cortez. Falecido no ano passado, Cortez foi homenageado por alunos e professores através de uma roda de leitura.
Miriam Cortez, filha do patrono da biblioteca prestigiou o evento e declarou todo o respeito e admiração pela trajetória do seu pai. “Tenho muito orgulho de ser filha do Seu Cortez. Sempre foi um pai muito maravilhoso e principalmente um homem muito dedicado à educação e à leitura. Nada mais justo esse privilégio de ele ter uma biblioteca com o seu nome em um lugar tão significativo que é Parnamirim. O sentimento é de gratidão de amor, de muitas coisas boas, principalmente pela homenagem partir de crianças”, declarou.
De acordo com Angélica Vitalino, assessora do projeto Rio de Leitura, outras escolas do município também realizarão eventos literários ao longo desta semana. Nesta terça-feira (26), na Escola Municipal Professor Homero Dantas haverá homenagem à escritora Paula Belmino, na quarta-feira (27) tem chá literário dos avós em homenagem aos Dia do Avós, na Escola Jussier Santos.