04 de Julho de 2022
As equipes de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Parnamirim flagraram, na manhã desta segunda-feira (4), mais um ponto de descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC), dessa vez no Parque do Jiqui, em Nova Parnamirim.
Esses dejetos causam uma série de impactos negativos ao meio ambiente. A lista de transtornos potenciais é grande, e inclui a obstrução de vias e logradouros públicos, comprometimento da qualidade do ambiente e da paisagem local, proliferação de vetores, assoreamento de córregos e rios, além de contribuir para o entupimento das galerias pluviais, o que favorece a formação das enchentes, incentiva a formação de lixões em áreas de mata, contamina o lençol freático e ainda serve de abrigo para a proliferação do Aedes Aegypti.
Descartar resíduos da construção civil de forma irregular é crime ambiental e só atrapalha a vida de toda a sociedade. A atuação dos agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano é diária e busca coibir essa prática. Em caso de flagrante, o responsável pode responder pelo crime ambiental e ainda pagar multa.