15 de novembro de 2022
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), realizou na manhã desta quarta-feira (16), no Centro de Parnamirim, uma ação de conscientização através de sua equipe em campo com os comerciantes, a respeito da poluição sonora. O objetivo foi de orientar os comerciantes quanto seus direitos e deveres, além de esclarecer sobre o uso do som de forma consciente, visto que a prática de “rachas de som” entre lojas tem sido comum, o que além de ser um crime ambiental, se enquadra como crime de perturbação do sossego alheio.
Durante a ação, a equipe se dividiu entre diversas lojas e o trabalho foi iniciado por meio de conversas e entrega de material educativo, direcionado aos responsáveis pelos estabelecimentos comerciais tanto regulares quanto irregulares. De modo geral, os fiscais foram bem recebidos pelos comerciantes, que elogiaram a iniciativa e aproveitaram o momento para tirar suas dúvidas.
O fiscal ambiental da Semur, Jean Cláudio, explica a importância da ação. “Esse trabalho realizado no Centro de Parnamirim se deu em decorrência das muitas demandas que estamos recebendo sobre a poluição sonora, causada pelas caixas de som que os lojistas colocam. Estamos aqui hoje para orientar, fazer o trabalho educativo e, posteriormente, caso os comerciantes não sigam as orientações, voltaremos notificando e a pessoa terá o prazo de 3 dias para comparecer à Semur, onde irá assinar um termo de compromisso afirmando que não irá causar o problema novamente. Caso venha a reincidir, entraremos com procedimento de multa, sendo possível até mesmo a interdição do local. Nossa intenção não é multar, nosso objetivo é solucionar esse problema e garantir o bem-estar da população”, disse.