Cerca de 7 mil pessoas circularam durante todo o dia na programação do Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) para contemplar o espetáculo natural do eclipse solar neste sábado (14). O evento ocorreu em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Base Aérea.
A programação iniciou pela manhã com oficinas de robótica, mecatrônica e física ministradas pelas equipes da UFRN, IFRN e AEB. Também ocorreu exposições dos esquadrões operacionais de treinamento e voo da Base Aérea.
Durante a distribuição dos óculos, as equipes já davam as orientações sobre a maneira segura de visualizar o eclipse para evitar problemas na visão. Aproximadamente às 15h milhares de pessoas tiveram acesso ao observatório, que ficou localizado na área operacional. Também foi disponibilizado um telão em outro espaço para quem não conseguiu ter acesso ao Observatório.
O morador de Nova Parnamirim, Renato Moura, com a esposa e as filhas aprovou o evento. “Chegamos um pouco mais cedo, vimos as exposições do CCTV e dos esquadrões e valeu a pena ver o eclipse daqui. Não podia perder essa oportunidade única”, afirmou.