Prefeitura realiza trabalho preventivo contra a raiva no município

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, segue realizando trabalho preventivo contra a Raiva no município. A ação é desenvolvida em conjunto, por agentes de endemias e de zoonoses, em casos em que seja detectada a presença de morcegos com características suspeitas. Estes animais são potenciais transmissores do vírus para cães e gatos.

Os morcegos encontrados nessas condições são recolhidos e encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do RN (LACEN-RN). Se houver confirmação da presença do vírus, é iniciado um plano de vacinação de cães e gatos em residências que estejam em um raio de até 300 metros de onde o morcego foi encontrado.

De acordo com Michele Silva, coordenadora da Unidade de Zoonoses, mais recentemente, este trabalho foi realizado no bairro de Cajupiranga. Na ocasião, foram vacinados 86 cães e gatos. De acordo com ela, caso algum morador encontre algum morcego morto, caído ou moribundo, a recomendação é colocar um balde e cima e ligar para o Zoonoses no número 3644-8185, que uma equipe irá ao local para recolher o animal.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *